• Reinicie o equipamento pressionando o botão de liga/desliga por cerca de 15 segundos, caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Realize o padrão de fábrica, conforme as respectivas instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Caso o erro ainda persista, realize a atualização de software através do site DL, seguindo as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
Se ao ligar o aparelho, a inicialização não for completada, siga os seguintes passos:

  • Reinicie o equipamento pressionando o botão de liga/desliga por cerca de 15 segundos, caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Caso o erro ainda persista, realize a atualização de software através do site DL, seguindo as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se a senha foi habilitada pelo próprio usuário ou por terceiros;
  • Insira senhas habitualmente utilizadas, como datas, nomes ou senhas de banco e e-mails.
  • Caso o erro ainda persista, realize a atualização de software através do site DL, seguindo as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Caso seja solicitada uma senha para descriptografar, realize a atualização de software através do site DL, seguindo as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se o aparelho possui carga na bateria suficiente para ligar, poderá aparecer uma mensagem informativa sobre bateria fraca. Deixe o produto carregar por cerca de 4 horas (até atingir carga total) e tente ligá-lo.
  • Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do carregador original DL, a fim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB.
  • A bateria pode estar travada, conecte o carregador ao aparelho e pressione o botão de liga/desliga por cerca de 5 segundos; caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Após ser carregado por no mínimo 20 minutos, tente ligar o aparelho novamente.
  • Caso o erro ainda persista, realize a atualização de software através do site DL, seguindo as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se o carregador está devidamente conectado ao aparelho.
    • Deve-se tomar cuidado ao conectar o carregador para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou do acessório, pois isso ocasiona perda de garantia.
  • Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do carregador original DL, a fim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB.
  • Caso o erro persista, a bateria pode estar travada. Conecte o carregador ao aparelho e pressione o botão de liga/desliga por cerca de 5 segundos; caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Após ser carregado por no mínimo 20 minutos, tente ligar o aparelho novamente.
O tempo de duração de uma carga de bateria pode variar de acordo com o uso, sendo que quando funções como Bluetooth e Wi-fi estão ativas, a duração é menor do que quando o produto está no modo Stand-by (espera). A duração é variável, e devido ao fato da bateria ser um componente químico, a sua vida útil será decrementada de acordo com o número de cargas realizadas. Porém, conforme o manual do produto, a DL recomenda que todas as cargas tenham o tempo total recomendado de 4 horas.

  • Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do carregador original DL, a fim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB.
  • Deixe o equipamento completar a carga total.
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se o carregador está devidamente conectado ao aparelho.
    • Deve-se tomar cuidado ao conectar o carregador para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou do acessório, pois isso ocasiona perda de garantia.
  • Teste o produto com outro carregador que possua as mesmas especificações do carregador original DL, a fim de evitar danos. Caso não possua um carregador semelhante, efetue o teste através do cabo USB.
  • Na hipótese do carregador apresentar falhas visuais, tais como fio desencapado ou pino quebrado, não é recomendada sua utilização, pois pode ocasionar danos ao usuário, como choques elétricos e danos ao equipamento.
  • Insira um cartão com a parte metálica para baixo e garanta que o encaixe esteja correto;
  • Para as conexões de pendrives, um cabo OTG deverá ser utilizado para converter a entrada USB para a entrada Micro USB.
  • Teste outros cartões e outros dispositivos USB para verificar se a falha não está no dispositivo utilizado.
  • Após efetuar a conexão correta, acesse Configurar – Armazenamento e verifique se o dispositivo foi reconhecido; outra forma de verificação é acessar File Manager e procurar pelo dispositivo para realizar transferência de arquivos.
  • Observe se a conexão física com o computador está correta.
  • Outros cabos devem ser testados no aparelho, a fim de verificar se a falha está no produto ou no acessório; o cabo também pode ser testado em outros produtos.
  • Verifique a conexão, caso não abra automaticamente siga as instruções:
    • Acesse as opções Meu Computador – Computador. Alguns computadores podem estar com a função “reconhecer e abrir dispositivos automaticamente” desabilitada.
  • Na hipótese do equipamento solicitar confirmação de compartilhamento, confirme para que a conexão seja habilitada. Se o aparelho não for reconhecido, verifique se a transferência habilitada está para dispositivo de mídia ou para câmera, conforme instruções:
    • Acesse Configurar – Armazenamento e selecione os três pontinhos na parte superior da tela. Altere para conexão USB do computador e habilite como mídia para transferência de dados entre computador e tablet.

Certifique que o computador está com o driver para reconhecimento de dispositivos USB ativo, pois cada computador possui um driver específico e caso não esteja habilitado, será solicitado à instalação que é feita pelo próprio usuário.

  • Verifique se a conexão Bluetooth está ativa e se o equipamento está visível para outros aparelhos;
  • Observe se o teclado utilizado está ligado e com carga na bateria suficiente para uso.
  • Teste algum outro teclado ou outro dispositivo com conexão Bluetooth para verificar se a falha está no acessório.
  • Caso o teclado não seja reconhecido, realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Se o problema persistir, efetue uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • Verifique se a conexão Bluetooth está ativa, seguindo as instruções:
    • Acesse Configurações – Bluetooth, em seguida ative Bluetooth, deixando visível para outros equipamentos; selecione o dispositivo com o qual se deseja conectar, verifique se o outro dispositivo está visível e com o nome correto e senha para ser inserida, caso seja solicitada.
  • Note a distância entre os equipamentos, pois podem estar no limite de alcance ou muito próximos um do outro.
  • Analise a possibilidade de haver fontes de interferência próximas, já que podem causar falhas na transferência de dados.
  • Caso não esteja recebendo ou enviando arquivos, verifique se o equipamento realmente está pareado com o outro, reveja se a senha e o nome estão corretos.
  • Observe a pasta de destino, pois o arquivo pode estar salvo no cartão de memória quando utilizado ou em subpastas.
  • Desative a função, conecte novamente os equipamentos e refaça a transferência de dados.
  • Para configurar a Conexão Wi-Fi, acesse Configurar – Configurações de Wi-Fi – Ativar Wi-Fi.
  • Selecione a rede desejada para efetivar a conexão.
  • Digite a senha, caso seja solicitada e toque em OK.
  • Aparecerá um ícone na tela inicial indicando o sucesso da conexão.
  • Verifique se a função Wi-Fi está habilitada
    • Acesse Configurar – Configurações de Wi-Fi – Ativar Wi-Fi.
  • Desative e ative a conexão Wi-Fi.
  • Observe se a rede está ativa para navegação e se o aparelho está conectado na rede correta, pois podem haver nomes de redes parecidos.
  • Caso a função avião esteja habilitada, todas as funcionalidades de serviço telefônico como fazer e receber chamadas, mensagens e dados estarão desabilitadas e também não será possível estabelecer uma conexão Wi-Fi.
  • Realize testes conectando outros aparelhos no roteador, a fim de garantir que o roteador está operando normalmente.
  • Verifique se a senha inserida e se o nome da rede possuem caracteres especiais como ã, ç, ê, é e ñ. Se contiver, faça a substituição por um texto que não contenha símbolos, pois algumas versões do Android não suportam caracteres especiais.
  • Faça testes em outras redes Wi-Fi, a fim de constatar se a falha não está na rede em que se deseja conectar.
  • Verifique se a senha inserida está correta.
  • Caso a senha esteja errada, é provável que apareça o símbolo de conectado, porém não seja possível realizar a navegação.
  • Desative e ative a conexão Wi-Fi.
  • Permanecendo o problema, clique no nome da rede Wi-Fi – Esquecer e conecte novamente.
  • Verifique se o chip está inserido de forma correta no aparelho e se pode ter sido invalidado pela operadora.
  • É necessário conferir se o chip de sua preferência está selecionado.
  • Observe se a função avião não está habilitada, pois essa função desabilita todas as funcionalidades de serviço telefônico como fazer e receber chamadas, mensagens e dados.
  • Certifique que o equipamento está recebendo sinal da rede móvel da operadora e também se o número referente ao chip possui saldo suficiente para realizar serviços de dados.
  • Teste outros chips, a fim de verificar se o aparelho reconhece algum deles.
  • Verifique se o chip está inserido no modem de forma correta e se pode ter sido invalidado pela operadora.
  • O chip e o modem devem utilizar da mesma tecnologia, ou seja, se o modem for 3G o chip deverá, obrigatoriamente, ser 3G.
  • Observe se a função avião não está habilitada, pois essa função desabilita todas as funcionalidades de serviço telefônico como fazer e receber chamadas, mensagens e dados.
  • Certifique que o chip possui um plano de dados ativo.
  • Analise se o modem utilizado é compatível com o equipamento. Todos os aparelhos DL são compatíveis com o modem produzido pela fabricante, os outros modelos de modens que foram testados e aprovados estão listados na descrição do produto e no site da DL. Demais modelos deverão ter a compatibilidade verificada.
  • Verifique a configuração do modem através de um computador.
    • Configure o modem para redes preferencialmente GPRS e faça um novo teste no equipamento.
    • Através do computador, configure o modem para redes 3G e refaça o teste.
  • Realize testes em locais e horários diferentes. Caso não resolva, reinicie o aparelho e tente novamente.
  • Em determinadas regiões do Brasil, o sinal de dados 3G ainda é instável.
  • Verifique o nível de carga da bateria, pois dependendo das funções que estão sendo executadas, a carga da bateria pode ter sido rapidamente esgotada, causando a impressão de que o aparelho desligou sozinho.
  • Observe se está desligando em algum aplicativo específico e se ocasiona algum tipo de mau funcionamento.
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Com o equipamento ainda desligado, poderá ser efetuada uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • Verifique se o equipamento está ligando sozinho frequentemente; observe se é inicializado por completo ou não, pois pode estar somente em Stand-by – período em que o produto fica inativo por um tempo configurável e após esse tempo entra no modo de espera, a fim de economizar carga da bateria.
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • O hardware do aparelho foi desenvolvido de acordo com a versão atual do software.
  • Uma tentativa de atualização que fuja das instruções passadas pela DL poderá levar ao não funcionamento do produto e perda da garantia.
  • Caso esteja travando ou não funcione após uma atualização, é indicado seguir as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • Certifique que a região possui sinal de transmissão de TV Digital.
  • Deixe a antena toda exposta, a fim de garantir uma recepção de sinal melhor e mais estável.
  • Realize a sincronização automática ou manual para encontrar os canais disponíveis.
  • Observe se algum objeto está obstruindo a lente.
  • Verifique as configurações de foto/filme, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a câmera – Menu Opções e certifique que as configurações de imagem estão corretas, pois como são configuráveis, podem causar a impressão de que existe uma falha.
    • Certifique que há espaço para armazenamento;
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Se o problema persistir, efetue uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • É necessário que um fone de ouvido esteja conectado no produto para funcionar como antena.
  • Verifique se a função rádio está ativa e com o volume fora do mínimo;
  • Certifique que a região possui sinal de transmissão de rádios do tipo FM.
    • É válido ressaltar que somente alguns canais podem estar disponíveis ou indisponíveis no momento.
  • Realize a sincronização automática ou manual para verificação de canais.
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Se o problema persistir, efetue uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • Verifique se a conexão física entre o cabo, o equipamento transmissor e receptor está correta, sendo que só será realizado o espelhamento de imagem.
  • Outros cabos devem ser testados no aparelho, a fim de verificar se a falha está no produto ou no acessório; pode ser feita a conexão com outros aparelhos receptores para questões de teste.
  • Observe se o dispositivo que receberá a conexão está corretamente configurado para receber o sinal HDMI.
  • Verifique se o chip está inserido de forma correta no aparelho e se pode ter sido invalidado pela operadora.
  • O chip e o aparelho devem utilizar da mesma tecnologia, ou seja, se o tablet for 3G o chip também deverá ser 3G.
  • Observe se a função avião não está habilitada, pois essa função desabilita todas as funcionalidades de serviço telefônico como fazer e receber chamadas, mensagens e dados.
  • Certifique que o equipamento está recebendo sinal da rede móvel da operadora e também se o número referente ao chip possui saldo suficiente para realizar serviços telefônicos.
  • Avalie se é possível receber ligações de outros números.
  • Teste outros chips, a fim de verificar se o aparelho reconhece algum deles.
O IMEI é um código único do equipamento e é exclusivo de aparelhos que possuem “função celular”. Composto por 15 algarismos, pode ser visualizado de duas formas:

  • O número de IMEI vai destacado na etiqueta colada na caixa e na etiqueta colada na parte traseira do equipamento.
  • É possível verificar o IMEI pelo próprio aparelho, basta digitar o código *#06# e o número será apresentado.
Para bloquear o equipamento, efetue o contato com a operadora de telefonia utilizada e informe o código IMEI do aparelho, que pode ser visualizado de duas formas:

  • O número de IMEI vai destacado na etiqueta colada na lateral da caixa e na etiqueta colada na parte traseira do equipamento (atrás da bateria).
  • É possível verificar o IMEI pelo próprio aparelho, basta digitar o código *#06# e o número será apresentado.
  • Verifique se o chip está inserido de forma correta no aparelho e se pode ter sido invalidado pela operadora.
  • O chip e o aparelho devem utilizar da mesma tecnologia, ou seja, se o tablet for 3G o chip também deverá ser 3G.
  • Observe se a função avião não está habilitada, pois essa função desabilita todas as funcionalidades de serviço telefônico como fazer e receber chamadas, mensagens e dados.
  • Certifique que o equipamento está recebendo sinal da rede móvel da operadora e também se o número referente ao chip possui saldo suficiente para realizar serviços telefônicos.
  • Avalie se é possível receber ligações de outros números.
  • Teste outros chips, a fim de verificar se o aparelho reconhece algum deles.
  • Para acessar a loja o usuário deve possuir acesso à internet (3G ou Wi-Fi) e uma conta válida do Google, exemplo: fulano@gmail.com para cadastro e utilização dos serviços oferecidos.
  • O aplicativo Play Store já vai instalado no equipamento, através dele é possível verificar os principais aplicativos disponíveis ou pesquisar por itens de interesse, que podem ou não conter custo para aquisição.
  • Caso algum aplicativo ou arquivo esteja sendo atualizado ou instalado, aguarde até o fim do processo para iniciar um novo.
  • Verifique se o equipamento possui memória disponível para o download, seguindo as instruções:
    • Configurar – Armazenamento – Memória disponível; o mesmo se aplica a cartões de memória externos que possam estar sendo utilizados.
    • Caso não consiga realizar o procedimento de download, reinicie a função 3G ou Wi-Fi.
  • Verifique se o equipamento possui memória particionada, pois isso permite o download de aplicativos e o armazenamento de arquivos em partições diferentes. Para verificar, acesse:
    • Configurar – Armazenamento – Memória disponível.
    • A memória reservada para o sistema não pode ser utilizada ou redimensionada.
  • Caso esteja sendo utilizado cartão de memória externo ou pendrive, verifique a disponibilidade de memória do dispositivo.
  • A parte da memória responsável pela recuperação do sistema não pode ser visualizada, modificada ou excluída.
  • Para liberar espaço, transfira alguns itens como arquivos de mídia e documentos para o dispositivos de memória externa.
  • Desinstale aplicativos e exclua arquivos que não estiverem sendo utilizados.
  • Atente-se para não excluir dados importantes para o funcionamento do produto.
  • Não utilize luvas nas mãos ou películas/canetas touch screen não específicas para o produto, pois esses itens comprometem o funcionamento do equipamento.
  • Verifique se há manchas no display, como pontos brancos/coloridos ou listas pretas/coloridas, pois podem comprometer o funcionamento do touch.
  • Reinicie o equipamento e refaça o teste.
  • Caso não volte a funcionar, realize a atualização de software, conforme as instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se a tela está habilitada para rotacionar, conforme as instruções:
    • Acesse as notificações rápidas e ative a rotação de tela; poderá ser feito também através do menu Configurar – Tela – Ativar a rotação.
  • Observe se a função a ser executada possui função de rotação, pois algumas não rotacionam a tela.
  • Analise se o equipamento possui calibração do sensor rotacional. Para isso:
    • Acesse Configurar – Tela – Calibrar G-Sensor – Realizar a calibração.
  • Realize a restauração para o padrão de fábrica, conforme as instruções:
    • Acesse o Menu – Configurações – Fazer backup e redefinir.
  • Se o problema persistir, efetue uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • Observe se as listas ou manchas são coloridas ou pretas.
  • Se forem coloridas, geralmente são falhas funcionais e podem ser enviadas para análise e reparo na fábrica.
  • Caso sejam pretas, indicam que o cristal foi danificado fisicamente por alguma batida, queda ou pressão excessiva na tela. Tendem a aumentar gradativamente, causando mau funcionamento do aparelho.
  • Se ao ligar o aparelho o display fica com a imagem branca ou de uma outra cor, pode significar que esteja sem carga ou com carga falsa.
  • Para corrigir, descarregue e carregue novamente o equipamento por 4 horas para que seja feita uma nova verificação.
  • Reinicie o equipamento pressionando o botão de liga/desliga por cerca de 15 segundos, caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Caso não volte a funcionar, realize a atualização de software, conforme as instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Se ao ligar o aparelho o display fica piscando, pode significar que esteja sem carga ou com carga falsa.
  • Para corrigir, descarregue e carregue novamente o equipamento por 4 horas para nova verificação.
  • Reinicie o equipamento pressionando o botão de liga/desliga por cerca de 15 segundos, caso não responda ao comando, pressione o orifício de reset.
  • Caso não volte a funcionar, realize a atualização de software, conforme as instruções;
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar algum dos procedimentos.
  • A garantia do aparelho cobre apenas falhas funcionais, ou seja, caso o equipamento tenha sofrido alguma queda, batida ou pressão excessiva no display, a DL não prestará o serviço em garantia.
  • Já foram realizados vários testes pela fabricante e foi constatado que o uso correto do equipamento ou carregamento normal não causam danos físicos.
  • O display é responsável pela emissão de imagens e quando está quebrado, pode apresentar listas ou manchas pretas que indicam vazamento de um componente químico.
  • Verifique se o volume do áudio está fora do mínimo. Para isso:
    • Acesse as teclas de volume +/- ou através do selecionador digital no display.
    • Também pode ser feito através de Configurar – Som. Por esse caminho, os sons estão subdivididos em categorias como mídia, alarme e chamada (se o equipamento possuir função telefone).
  • Certifique que o arquivo que deseja executar possui função de áudio, pois não são todas as aplicações que acompanham essa funcionalidade.
  • Reinicie o aparelho e verifique se emite som no alto-falante.
  • Caso não volte a funcionar, efetue uma atualização de software, de acordo com as respectivas instruções:
    • Acesse a área de downloads do site através de um dispositivo com acesso à internet (downloads.dl.com.br); insira o número de série do aparelho (que fica localizado na etiqueta prata colada na parte traseira do produto), baixe os arquivos e siga todas as instruções do tutorial;
  • Importante: Todos os arquivos e configurações serão excluídos; caso seja necessário, realize um backup dos arquivos antes de iniciar o procedimento.
  • Verifique se o fone está devidamente conectado ao aparelho.
    • Deve-se tomar cuidado ao conectar o fone para não danificar, quebrar, afundar ou entortar o conector do produto ou do acessório, pois isso ocasiona perda de garantia.
  • Certifique que o volume do áudio está fora do mínimo. Para isso:
  • Acesse as teclas de volume +/- ou configure através do selecionador digital no display.
  • Teste outro fone para verificar se o problema não é do acessório; pode ser realizado o teste do fone utilizado em um outro produto.
  • Observe se a configuração do arquivo ou aplicativo que está sendo executado necessita de transição para fone de ouvido/alto-falante de forma manual.
  • Certifique que o arquivo que deseja executar possui função de áudio, pois não são todos as aplicações que acompanham essa funcionalidade.
  • Reinicie o aparelho e verifique se emite som no alto-falante.
  • A garantia do aparelho cobre apenas falhas funcionais, ou seja, caso o equipamento tenha sofrido alguma queda, batida ou pressão excessiva em alguma das teclas, a DL não prestará o serviço em garantia.
  • Já foram realizados vários testes pela fabricante e foi constatado que o uso correto do equipamento ou carregamento normal não causam danos físicos.
  • O aumento de temperatura do equipamento durante o uso ou carga é normal; esse fenômeno ocorre, pois a bateria é composta por componentes químicos que, por efeitos naturais, aquecem e dissipam o calor por todo o aparelho.
  • Caso a temperatura esteja acima do suportado, não utilize o aparelho e entre em contato com a fabricante, já que podem ocorrer danos ao equipamento, ao usuário e ao local onde está armazenado.
  • Verifique se o aparelho foi deixado próximo a equipamentos que geram calor.
  • Se o gabinete está derretido devido a recarga, não utilize o aparelho e entre em contato com a fabricante, já que podem ocorrer danos ao equipamento, ao usuário e ao local onde está armazenado.
  • Certifique que a rede elétrica está em operação normal, a fim de que outros equipamentos e a própria rede não sejam comprometidos.
  • A garantia do aparelho cobre apenas falhas funcionais, ou seja, caso o equipamento tenha sofrido alguma queda, batida ou pressão excessiva, a DL não prestará o serviço em garantia.
  • Já foram realizados vários testes pela fabricante e foi constatado que o uso correto do equipamento ou carregamento normal não causam danos físicos.